top of page

MINHA HISTÓRIA NA PSICOLOGIA

CRP 07/34568

   Nunca é tarefa fácil narrar a própria história. É sempre desafiador pensar no que o outro gostaria de saber acerca de mim. O que na minha vida pode ser interessante ou inspirador? Ainda tento descobrir todos os dias. Mas quero aqui contar a minha trajetória na Psicologia.

    Meu primeiro encontro com a Psicologia se deu talvez da mesma forma que muitos de vocês que lêem essa página. Uma dor, um trauma, que me fez procurar ajuda, algo que é recorrente na vida. Porém quando em algumas sessões eu havia compreendido o que deveria fazer e qual era meu funcionamento, fiquei intrigada em como essa ciência conseguia acessar tão facilmente minhas questões mais profundas. Eu queria entender como a mente humana funcionava, e poder fazer pelas pessoas o que a minha terapeuta fez por mim num momento tão obscuro da minha vida.

     Em 2013 consegui finalmente cursar Psicologia, eu não tinha condições financeiras na época, mas logo consegui bolsa e sou muito grata por isso. Eu venho de origem simples, de uma família onde o estudo não era prioridade até minha mãe decidir se impor contra todos e voltar a estudar.  Ela é meu primeiro referencial de mulher, de feminismo, de força e competência. Ela sempre me incentivou à estudar e nunca desistir, e sou muito grata à ela por isso.

    Durante a graduação fui mãe solo, não parei de estudar nem mesmo quando minha filha nasceu. Muitas vezes ia com ela bebezinha nos braços pras aulas cedo pela manhã. A vontade de vencer era maior que qualquer obstáculo. Sempre digo que o meu diploma é nosso (da Helena e meu), pois essa foi uma conquista conjunta, e sinceramente, talvez se não fosse por ela, eu tivesse desistido. Os filhos nos dão uma força sobrenatural não é mesmo?

     Me formei em meio a uma pandemia, e a tão sonhada formatura teve que ser adiada. Essa foto que vocês vêem é muito simbólica. Ela representa minha trajetória na psicologia. Como estávamos em pandemia, nós mesmos colocávamos o capelo na cabeça. Eu sei que essa conquista foi com esforços e suor único e exclusivamente meus. Meus pais nunca tiveram condições de me ajudar à pagar a faculdade ou passagens ou mesmo alimentação, e tenho certeza que se tivessem, pagariam com maior amor do mundo. Essa conquista foi difícil, foi desafiadora, muitas vezes foi solitária, mas me fez forte, me fez a mulher e profissional que sou hoje.

       A Psicologia desde então tem sido minha vida, eu amo compreender e ajudar as pessoas em seus processos. Amo comemorar cada conquista com meus pacientes e não consigo ser uma profissional distante e fria, pois acredito numa psicologia que passe pelo afeto e que transforme através dele.

      Em 2021, iniciei minha prática atendendo pacientes de forma online em função da pandemia. Atendi também escolas  de São Paulo em parceria com a SEDUC. Ofereço vários serviços de aconselhamento psicológico e meu objetivo é orientar meus pacientes em relação aos desafios mais complexos de suas vidas. A vida pode ser difícil e, às vezes, a ajuda de um(a) Psicoterapeuta profissional pode ser muito efetiva. Imagine acordar todas as manhãs sentindo que você pode enfrentar o mundo. Não é uma sensação maravilhosa? Me dedico ao bem-estar dos meus pacientes e posso fornecer a você as ferramentas necessárias para enfrentar as circunstâncias mais traumáticas de sua vida.

    Atualmente sou Mestranda em Gerontologia pela UFSM, sou pós graduada em Terapia Cognitivo Comportamental, Pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Transtorno do Espectro Autista(TEA), e Pós graduanda em Neuropsicologia. Além de possuir diversos cursos de aperfeiçoamento na área da Psicologia. Realizo atendimentos online e também presencial.

      Se chegou até aqui, quero dizer que é uma imensa alegria tê-lo(a) aqui, e espero que minha história possa te inspirar e também te aproximar de alguma forma do meu trabalho.

Forte Abraço, te vejo na terapia!

ST202838611.jpg
Ensaio profissional Elizama00638.jpg

MINHAS QUALIFICAÇÕES

Bacharel em Psicologia com Ênfase nas Práticas  Sociais e Institucionais - UNISINOS

A Psicologia Social é uma área da Psicologia que faz parte das Ciências Humanas ou Saúde, visando estudar a relação dos indivíduos com a sociedade. Essa abordagem analisa as intenções e os comportamentos das pessoas quando estão cercadas de outras. Psicologia Institucional: o trabalho, neste caso, foca no auxílio às instituições de trabalhos, sobretudo, com crianças excepcionais. Tais como a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a Caps (Centro de Atenção Psicossocial), por exemplo.

Fev 2013 de 2001 - Dezembro de 2020

Mestrado em Gerontologia -Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

A Gerontologia é o campo de estudos que investiga as experiências de velhice e envelhecimento em diferentes contextos socioculturais e históricos, abrangendo aspectos do envelhecimento normal e patológico. Investiga o potencial de desenvolvimento humano associado ao curso de vida e ao processo de envelhecimento. Caracteriza-se como um campo de estudos multidisciplinar, recebendo contribuições metodológicas e conceituais da biologiapsicologiaciências sociais e de disciplinas como a biodemografia, neuropsicologiahistóriafilosofiadireitoenfermagempsicologia educacionalpsicologia clínica e medicina

Agosto de 2021 - Agosto de 2023

Pós em Terapia Cognitivo Comportamental - 750 horas

A Terapia Cognitiva-Comportamental é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente. A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.

Dezembro de 2022 - Maio de 2023

Pós em Neuropsicologia - 750 horas

Neuropsicologia é uma área de interface entre a Neurologia e a Psicologia. De um lado há o estudo detalhado do sistema nervoso e do outro há a análise do comportamento humano e dos processos psicológicos.

Dezembro de 2022 - Maio 2023

Pós em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dezembro 2022 - Maio 2023

A terapia ABA — Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada — é a intervenção que mais tem se mostrado efetiva no tratamento de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A condição de saúde caracterizada por déficit nos processos de comunicação e comportamento social ainda não tem cura e é diagnosticada em cerca de 0,8% a 1% das crianças.

Há muito tempo que o TEA deixou de ser raro e seus efeitos são severamente sentidos pelos pacientes, seus cuidadores e pelas instituições que os atendem. O resultado disso é a existência de uma série de intervenções multidisciplinares.

Um dos métodos mais recomendados na atualidade é a terapia ABA, que, segundo a Associação para a Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz.

bottom of page